quarta-feira, 22 de setembro de 2010

As bicicletas e as cidades

Hoje eu estava no carro, pensamento solto, indo prá meu trabalho e ouvindo o rádio.

O horário político recém terminado e o programa matinal que me faz companhia da minha casa na Zona Sul até o trabalho começando. Primeiro o "Pop Rock muito bom diiiiiiiiiaa!" é a saudação que sempre fico na "espreita" e anuncia que é verdade, eles estão lá.

Em seguida a previsão do tempo e logo depois o que marca o dia de hoje. Então é anunciado o "Dia Mundial sem Carro".... hmmmm.... interessante. Mas parece que não é o que está sendo celebrado nas ruas de Porto Alegre. O trânsito está caótico. Peripatético eu diria. Quem inventou essa data? Ou melhor, alguém abraça essa causa? Deixa o conforto do seu carro, apesar da tranqueira, e adentra um coletivo muito, mas muito mais lotado do que as ruas e seus carros? É, eu também não.

Depois descubro que a data se originou na França. Que o Governo de lá estimulou o uso de bicicletas, criou ciclovias, há aluguel de bykes, enfim, toda uma estrutura para possibilitar o uso desse veicúlo de duas rodas... bem legal.

Vi num site algumas bykes interessantes. Até dá vontade de pedalar.

bicicleta G-Star

Byke G-Star

bicicleta Chanel
Prá quem gosta de etiqueta, uma byke Chanel

bicicleta da Gucci
Ou Gucci

Tem também esse modelo da Taga, especial para as mamães recuperarem a forma pós gravidez.
No mínimo, muito interessante



E se tu curte ciclismo e mora em Porto Alegre, conheça o site da Associação Ciclística da Zona Sul - ACZS. Os caras saem de bando por aí, pedalando com toda segurança. Tem até um personal byker, acreditam nisso? O site dos caras é www.aczs.com.br

Era isso!

2 comentários:

  1. Bah Alec, não sei se é coincidência, mas este final de semana dei uma volta por Taquara,Sapiranga e o que me chamou a atenção foram as ciclovias...sensacional...e as pessoas andam mesmo, não sei se por economia ou pelo hábito saudável, mas fiquei parada em Sapiranga em frente ao Hospital e as pessoas estavam saindo do plantão, bem faceiras de bicicleta...achei o máximo...é uma legião de bicicletas para tudo que é lado, precisamos é mudar nossa cabeça..Certa vez ouvi de uma pessoa que foi para Alemanha que ia para os Pubs de bicicleta...cultura é cultura, não adianta!
    Beijos e leio todos os teus posts

    ResponderExcluir
  2. Na Alemanha e França é assim mesmo. É cult o uso da byke. Lá tem estrutura prá isso também. Aqui, lembro que a redenção tinha aluguel de byke. Ou será que ainda tem? Mas não sei de outro lugar que faça isso. Na boa, não tm ciclovias descentes, não tem onde deixar um byke e, se deixar, bom, nem volta porque não vai mais estar lá. kkk... Ah, em tempo, que bom que tu curte os posts.

    ResponderExcluir

Nossa, quanto tempo!

O tempo voa. O ano era 2011, mês de junho. Essa foi a data da última postagem que fiz nesse blog onde eu costumava dedicar as primeiras hora...